A pintura na Estética

revisão analítica e aproximação com a categoria realismo crítico

  • Ronaldo Rosas Reis Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: realismo crítico, pintura, estética, educação estética

Resumo

O propósito deste ensaio é realizar uma revisão analítica de parte da seção 6 do volume II da Estética de György Lukács. Se trata do problema da mimese na pintura, em especial o tratamento dado pelo autor húngaro aos pressupostos para a condição de universalidade da obra de arte. Complementarmente o título do ensaio indica um esforço aproximativo no sentido de apreender a categoria realismo crítico na pintura. O eixo norteador do estudo parte da problematização do impulso teleológico do artista na realização da pintura diante do desafio de dar forma humana à realidade que o cerca. Por conseguinte, adota como pressupostos a ideia lukacsiana que relaciona a imanência ontológica da atividade criadora na arte à capacidade de esta fundar a autoconsciência histórica do ser humano; e ainda a ideia marxiana de que à educação estética formal cabe reproduzir criticamente o conhecimento teórico acumulado sobre a arte. Além das obras específicas do pensador húngaro e do repertório de Marx e Engels, nos valeremos de contribuições pontuais de Lionello Venturi e Fredric Jameson, dentre outros. 

DOI: 10.36638/1981-061X.2022.27.2.648

Publicado
2022-03-20
Seção
György Lukács: 50 anos de sua morte