J. Chasin e a determinação ontonegativa da politicidade
Resumo
O presente texto tem por objetivo expor a tematização de J. Chasin acerca da natureza da política em Karl Marx. Segundo Chasin, a crítica marxiana à política tem caráter ontológico, permitindo conhecer o significado maior do ideário marxiano: a distinção necessária entre revolução política e emancipação humana. Tema de fundo que permeia diretamente os propósitos marxianos de revolver e transformar a anatomia da sociedade civil na direção da emancipação humana. Em outras palavras, segundo Chasin, a problemática nodal do pensamento marxiano é a emancipação humana, tema, ele mesmo, decorrente imediato da própria determinação marxiana da individualidade humana: ser ativo e social, autoconstrutor de si e de sua mundaneidade, ainda que de modo contraditório e estranhado. Chasin determina, desse modo, que é na condição de raiz que a crítica ontológica à política se põe e é trabalhada por Marx, de sorte que a não compreensão do sentido real da crítica ao complexo categorial da politicidade – o poder, a política e o estado - reduz, quando não obstaculiza, o real acesso ao texto marxiano.
Copyright (c) 2023 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.