Marcos Nobre e sua análise de História e Consciência de Classe
Resumo
NOBRE, Marcos. Lukács e os Limites da Reificação. Um Estudo sobre História e Consciência de Classe. São Paulo: Editora 34, 2001.
Marcos Nobre, em seu livro Lukács e os Limites da Reificação, foca sua discussão num ponto claramente delimitado, que é uma questão elementar do marxismo: a superação do modo de produção capitalista, o que inclui também o debate sobre tática e estratégia política. Mas Marcos Nobre, ao delimitar seu objeto de estudo somente à obra História e Consciência de Classe, não crê ser imprescindível estabelecer a fisionomia intelectual de Lukács de sua fase da Ontologia e da Estética – fase transcrita em momento formativo posterior; tratamento que não ocorre, contudo, quando o autor se refere ao momento formativo anterior, que se pode situar na transição de um Lukács de A Alma e as Formas e de A Teoria do Romance rumo a um Lukács marxista.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.