DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PENSAMENTO ECONÔMICO
na unidade do método materialista
Resumo
EM BREVE, LANÇAMENTO DO LIVRO
O livro sintetiza uma pesquisa sobre a determinação social do pensamento especialmente em sua variante econômica. Segundo o autor, a investigação do pensamento econômico na tradição marxista moldou, até certo limite, os elementos que terminaram por constituir uma unidade metodológica particular. Quando comparada a outras tradições, essa unidade não refletiria um conjunto de regras predefinidas cuja observação rigorosa levaria a bom resultado, mas sim uma conjugação de elementos “articulados de complexas maneiras” resultante dos caminhos percorridos por diferentes protagonistas na tradição marxista. Entre os elementos da unidade encontram-se a natureza e a gênese do pensamento econômico, sua análise histórico-imanente, além das verificações quanto aos seus efeitos sobre a vida econômica e à sua objetividade científica. Essa unidade, embora existente nos materiais dos protagonistas, não esteve plenamente à mostra ou sinteticamente apresentada tal como o autor pretende expor. Com isso, o material guarda potencial de contribuir com estudos sobre os chamados “objetos ideológicos”, especialmente a respeito do pensamento econômico, mas não limitado a ele. Também guarda potencial para a pesquisa sobre outras formas de pensamento, como filosófico, político, administrativo. Nessa linha, sua mira aponta especialmente para jovens pesquisadores em formação e interessados no movimento de gênese das ideias econômicas e na potência que apresentam em influenciar os conflitos sociais em diferentes direções.
Cunha, Elcemir Paço / Determinação social do pensamento econômico: na unidade do método materialista / Elcemir Paço Cunha. -- 1. ed. -- Belo Horizonte, MG: Verinotio Livros, 2025.
Bibliografia. ISBN 978-65-01-58105-7
1. Economia marxista 2. Materialismo 3. Pensamento econômico I. Título

Copyright (c) 2025 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas - ISSN 1981-061X

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.