A Revolução de Outubro de 1917 e a planificação econômica socialista
Resumo
Após a vitória dos bolcheviques na Revolução de Outubro de 1917 e os longos anos da Guerra Civil (1918-22), foi iniciada a experiência de implantação da economia de traços socialistas. A década de 1920 concentrou as possibilidades revolucionárias e os contornos nos quais a nascente economia socialista soviética testou seus limites revolucionários e democráticos. Os debates e os resultados das lutas políticas pelos rumos da revolução definiram também os limites alcançados pela economia planificada que surgia nesse período. Este texto busca construir um quadro geral da elaboração teórica e prática das medidas iniciais que levaram aos primeiros planos quinquenais e compreender a planificação socialista como processo e parte integrante da própria revolução em andamento, tendo em conta seus debates nos planos teórico e prático.
Palavras-chave: Planificação socialista; coletivização na União Soviética; Preobrajensky; Revolução Russa e economia; Trotsky.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.