Glosas marginais ao Manual de economia política de Adolph Wagner
Resumo
As Glosas Marginais ao Manual de Economia Política de Adolph Wagner foram redigidas por Marx em Londres da segunda metade de 1879 até novembro de 1880 e estão contidas em seu caderno de excertos dos anos 1879-81. As observações críticas de Marx se relacionam ao livro de Adolph Wagner Allgemeine oder theoretische Volkswirthschaftslehre. Erster Theil. Grundlegung (Doutrina geral ou teórica da economia nacional. Primeira parte. Fundamentos), 2. ed. revista e ampliada, Leipzig e Heidelberg, 1879, publicado como o primeiro volume de um Manual de economia política. Marx critica a desfiguração feita por Wagner da teoria do valor desenvolvida n’O capital e apresenta novamente as teses fundamentais de sua teoria econômica. No caderno de excertos de Marx, as observações são precedidas de uma lista de referências bibliográficas de 54 títulos, selecionados por ele a partir das indicações bibliográficas do livro de Wagner.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.