Revolução e contrarrevolução
O mundo lido por Plinio Corrêa de Oliveira e a TFP
Resumo
Neste artigo buscamos dar continuidade à análise iniciada em nosso texto anterior sobre o pensamento conservador de Plinio Corrêa de Oliveira. Líder católico de importância destacada durante boa parte do século XX, Oliveira vem tendo seu pensamento retomado com impressionante força, ao longo dos últimos anos, como mola mestra de novos grupos que buscam agir e implantar sua agenda na realidade brasileira. No presente artigo analisamos de maneira detida sua “obra máxima” e manifesto de fundação da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP): Revolução e contra-revolução, publicada em abril de 1959.
Palavras-chave: Pensamento conservador; Igreja Católica; Plinio Corrêa de Oliveira; Tradição, Família e Propriedade (TFP).
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.