O trabalho pedagógico e suas possibilidades enquanto práxis no contexto da perspectiva crítica, histórica e cultural
Resumo
Presente no debate educativo como proposta de superação das problemáticas resultantes da ausência do cumprimento da finalidade social da educação, especialmente na relação ensino/aprendizagem, a práxis pedagógica, como ação transformadora, requer a consideração de elementos teóricos. O objetivo deste trabalho é investigar esses elementos teóricos fundamentais para a compreensão de uma práxis consciente, real e radical no seu aspecto transformador, para refletir sobre as necessárias mudanças no âmbito escolar, no esclarecimento de seus limites e de suas possibilidades. De cunho bibliográfico, recorre-se à base teórico-filosófica do materialismo histórico e dialético para fundamentar o conceito de práxis numa análise histórica e ontológica e buscar sua essência como princípio do conhecimento, que revela as categorias constitutivas da práxis pedagógica. Identifica-se o indivíduo como ser social, histórico e genérico, visto que, nessa concepção, sua formação se dá por meio das objetivações resultantes das elaborações históricas do gênero humano, decorrendo a necessidade de condicionar a reflexão aos aspectos subjetivos e psicológicos do indivíduo para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Educação; materialismo histórico e dialético; práxis pedagógica.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.