Diferenças históricas entre integralismo brasileiro e fascismo europeu (1922-1937): formas de regressividade na via colonial e na via prussiana de objetivação do capital
Resumo
Neste artigo, discutimos a diferença entre o integralismo brasileiro e o fascismo europeu, duas ideologias que são radicalmente regressivas, mas que não são idênticas. Elas se dife-renciam em diversos aspectos com base no chão social distinto no qual foram geradas: a via prussiana, no caso do fascismo, a via colonial, no do integralismo. Ainda, a apresentamos algumas das interpretações tradicionais do fenômeno do integralismo no Brasil, as quais se desenvolvem no campo do culturalismo, e lhes opomos aquela que objetiva apreender a gê-nese ontológica e a função social cumprida por esta ideologia reacionária, desenvolvida no Brasil por J. Chasin.
Copyright (c) 2025 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas - ISSN 1981-061X

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.