“Novos rostos de Marx”: da crítica da economia política aos horizontes da luta pela emancipação humana

Sobre a obra Karl Marx: biografia intelectual e política (1857-1883)

Palavras-chave: Karl Marx, crítica da economia política, comunismo

Resumo

No presente artigo, propõe-se um debate em torno da obra Karl Marx: biografia intelectual e política (1857-1883) (2023), de Marcello Musto, com o objetivo de lançar luz sobre o Marx real e histórico, ressaltando a importância de compreender sua obra em sua totalidade e a partir de sua gênese, estrutura e função. Considerando o renascimento das discussões acerca do estatuto do pensamento marxiano, impulsionado pela disponibilização digital dos cadernos inéditos do “último Marx” na Marx-Engels Gesamtausgabe (Mega), busca-se, com base em Musto, apresentar “novos rostos de Marx”, evidenciando a relação entre o desenvolvimento da crítica à economia política, sua inserção nos movimentos sociais e seus últimos escritos. Por fim, estabelece-se um diálogo com algumas das tendências interpretativas atuais que discutem as possíveis diferentes fases existentes no interior do pensamento maduro do autor.

Biografia do Autor

Ana Carolina Marra de Andrade, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: anamarra7@gmail.com. Orcid: 0000-0002-8477-8578. Mais informações sobre o autor podem ser conferidas em: <https://marcellomusto.org/>. Acesso em: 2 set. de 2025.

Publicado
2025-12-14