Os Manuscritos de 1844 de Karl Marx e a retomada da economia política no pensamento pós-hegeliano
Resumo
Nosso artigo visa um estudo sobre os cadernos intitulados como “Manuscritos econômico-filosóficos” de Karl Marx, do ano de 1844, tendo em vista a posição privilegiada que o texto ocupa no desenvolvimento do pensamento do autor. Do mesmo modo, os manuscritos guardam os primeiros estudos teóricos da economia política de um jovem Marx e seu pensamento precoce – anterior àquele de “O capital” –, ao mesmo tempo que também representou o aprimoramento das “armas da crítica” pela “crítica das armas” contra os jovens hegelianos do grupo de Berlim (principalmente Bauer e Stirner) e o pensamento e herança deixada por Hegel. Tais estudos possivelmente também foram importantes para a edificação da amizade que ele também começaria poucos meses após os manuscritos serem “concluídos” – conclusão que só seria realizada com a publicação mas que nunca ocorreu durante a vida de Karl Marx, senão, ocorreria apenas em 1932 (integralmente) com a redescoberta dos mesmos alguns anos antes com o impulso da revolução bolchevique na Rússia. Por fim, buscaremos apontar em que medida as concepções e o pensamento do jovem autor se conservam ou se transformam – parcial ou completamente – nos anos imediatamente posteriores.
Copyright (c) 2020 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.